GESTÃO E GOVERNANÇA

Estratégia na Prática

Conheça algumas das principais iniciativas do ano de 2016.

Incorporação de planos

Os esforços para a racionalização da gestão dos Planos são necessários para manter a #eficiência e #qualidade dos serviços prestados pela Visão Prev. Simplificar processos, reduzir o número de variáveis a administrar, obter ganhos de produtividade e eficiência, agilizar o atendimento e facilitar a #comunicação são os principais e importantes resultados gerados por esta iniciativa.

Para o Participante, o ganho é ainda mais expressivo pois os novos formatos de Plano reuniram o que havia de melhor em cada um deles, o que garantiu o sucesso na obtenção do aval do órgão regulador, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

ISO garante padrão de qualidade

A obtenção da certificação ISO 9001 para todas as áreas da Visão Prev, concluída em setembro de 2016, atesta nosso compromisso com as melhores práticas de #governança. Foi a consolidação de um grande trabalho iniciado em 2012, que contou com o engajamento de todos os colaboradores da Visão Prev e culminou na certificação total de todos nossos processos e atividades em conformidade com a norma ISO 9001. A Certificação permite criar um Sistema de Gestão de Qualidade que torna possível checar continuamente a consistência dos processos, monitorando sua eficácia e reforçando os mecanismos de controle.

Equipe capacitada e engajada

Somente é possível superar um contexto altamente desafiador como o que se apresentou no ano de 2016 contando com um time de colaboradores capacitado, motivado e orientado para resultados. Dois programas internos têm se destacado:

  • Encontro de Colaboradores permite a troca de informações, a participação e a integração das equipes nas estratégias da Visão Prev, além de abrir um canal direto de interlocução com a alta gestão; os resultados têm aparecido na forma de ideias novas e integradas, melhorando o clima organizacional e os processos do dia a dia.
  • Já o Compartilhando Conhecimento, ideia que surgiu no Encontro de Colaboradores, permite que o colaborador conheça mais e melhor os processos da Entidade e ainda agregue conhecimento pessoal, #compartilhando conhecimento entre as áreas. No programa, o colaborador pode passar algumas horas ou até mesmo o dia em uma outra área de atuação que não a sua, não sendo necessariamente uma área que impacte diretamente no seu trabalho.

Além disso, a #capacitação é contínua: foram oferecidos treinamentos variados, totalizando 1.232 horas de capacitação, com média de 26 horas/colaborador, em temas como comunicação e relacionamento, gestão de riscos, controles internos, finanças, demonstrações contábeis para fundos de pensão, gestão de projetos e relacionamento com o cliente, que contaram com 91% dos colaboradores, além dos treinamentos externos realizados por 72% deles.

A edição 2016 da Pesquisa Anual de Clima com os colaboradores da Visão Prev contou com a participação de 90% dos funcionários e atingiu média de 76,58% de favorabilidade ante 77,48% em 2015.

Os dados de cada edição da Pesquisa de Clima são analisados por toda a direção e pela equipe de Recursos Humanos, e orientam a formulação de programas e o estabelecimento de metas que possibilitem a evolução contínua rumo a um clima organizacional de excelência.  Em 2016, para reforçar as ações de melhora no clima organizacional, foi criado o Comitê de Clima, formado por colaboradores de diferentes áreas, com a missão de identificar e propor soluções para as questões levantadas pela equipe.

Gestão do passivo judicial

Em 2016 estipulou-se como meta corporativa a redução dos processos cuja natureza advém de expurgos inflacionários, através da mudança na condução do passivo judicial com a implantação de programas de acordo judicial e revisão de estratégia processual.

Em 2014 realizamos acordo judicial na ação movida pelo SINTETEL/SP – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas no Estado de SP em face da Fundação Sistel de Seguridade Social. Essa ação é de responsabilidade da Visão Prev em razão da migração dos planos de benefícios da Sistel para nossa Entidade. Todos os valores referentes ao pagamento deste acordo com o Sindicato já estavam provisionados e, portanto, não impactaram o resultado de 2016.

Os maiores valores de provisionamento das ações judiciais discutem a incidência de contribuições federais PIS/COFINS (R$ 26,1 milhões) e CPMF (R$ 37,1 milhões). A ação judicial PIS/COFINS   questiona a base de cálculo para a incidência das contribuições federais, já que a Visão Prev não tem “faturamento/ lucro” e aguardamos decisão definitiva do Poder Judiciário. A ação de CPMF objetiva o reconhecimento da não incidência da contribuição na transferência de titularidade do gerenciamento de Planos de benefícios que eram administrados pela Fundação Sistel e passaram a ser administrados pela Visão Prev. Discute-se a inconstitucionalidade na incidência da CPMF e também aguardamos decisão definitiva do Poder Judiciário.


rodape