Mensagem da Presidência

Evolução e compromisso com a rentabilidade

Em abril de 2016, quando assumi a presidência da Visão Prev, pude realmente compreender a enorme responsabilidade de administrar uma instituição cujo compromisso é com a #segurança do investimento de Participantes e Patrocinadoras, que confiam em nós para gerir recursos que proporcionem uma aposentadoria mais tranquila. O #desafio é contribuir com a evolução contínua da Entidade, atuando para consolidá-la como uma organização moderna e sintonizada com as necessidades dos Participantes, reforçando práticas de controle e governança e, ao mesmo tempo, viabilizando as melhores alternativas e soluções para a #rentabilidade dos investimentos.

Sem dúvida, o ano de 2016 foi desafiador, com forte oscilação nos mercados devido ao ambiente político interno e externo conturbados, exigindo de nós um acompanhamento preciso e a capacidade de tomar as melhores decisões. Intensificamos o monitoramento da carteira de investimentos com nossos gestores externos, aprimoramos nossos testes de stress de mercado financeiro para antecipar impactos em situações adversas; implantamos reuniões mensais de análise das posições de mercado com nossos excelentes profissionais e membros do Comitê de Investimentos; diversificamos as alocações incluindo novos segmentos de aplicação.

Hoje, posso assegurar que estamos preparados para reações rápidas a condições desfavoráveis, criando alternativas não somente para não comprometer a rentabilidade como para aproveitar da melhor forma possível as condições de mercado. O resultado do ano foi bastante positivo. Superamos o benchmark em todos os nossos planos e obtivemos uma rentabilidade consolidada de 17,88%, superior à taxa de inflação do ano medida pelo IPCA, de 6,29%.

O mercado financeiro como um todo e o setor de telecomunicações, onde atuam nossas Patrocinadoras, são líderes no uso de tecnologia da informação e #comunicação. Para nós, é importante estarmos alinhados a estes avanços, de modo a oferecer a nossos Participantes eficiência, agilidade e proximidade. Por isso, estamos investindo em tecnologia #digital.  Queremos desburocratizar ao máximo possível nossos processos e permitir aos Participantes resolver questões cotidianas e estarem sempre bem informados sobre seus recursos por meio de aplicativos e das redes sociais acessíveis por computadores e smartphones.

Sem abrir mão do contato direto com nossos Participantes, investimos também na implantação da URA (Unidade de Resposta Audível) e em diversas ações de melhoria e evolução contínuas de nossos canais de comunicação, bem como na #capacitação de nossos colaboradores. Todos esses esforços trouxeram resultados excelentes na última edição da Pesquisa de Satisfação com os Participantes, cujo índice de #Satisfação Geral com a Visão Prev chegou a 92%, um crescimento de 10 pontos percentuais em 2 anos.

Nossos propósitos de modernização nos levaram a refletir sobre comunicação e marca. Após estudos e análises, revisamos os princípios organizacionais da Visão Prev para alinhá-los às nossas estratégias. Também apresentamos nossa nova marca, fruto de um trabalho que envolveu equipes internas, consultores e Participantes. Queremos associar à nossa marca elementos de #solidez, #seriedade e #confiança no #futuro, de maneira simples e descomplicada, como desejamos ser para nossos Participantes.

Em termos de gestão, prosseguimos o trabalho de incorporação de planos (encerramos o ano de 2016 com cinco Planos), que nos permite também simplificar a administração, reduzir custos e oferecer um serviço de mais qualidade. Some-se a isso a conquista da certificação de todas as áreas da Entidade pela norma de ISO 9001, que nos permite assegurar a consistência de todos os procedimentos.

A base de Participantes cresceu ao longo do ano. A incorporação da GVT ao grupo Telefônica e o trabalho de fidelização fizeram com que passássemos de 18 mil para mais de 19 mil participantes (Resumo Executivo), marca expressiva num mercado estável. Em um cenário de reforma da previdência social e com diferentes características e anseios dos novos perfis geracionais, nosso desafio é convencer os Participantes, sobretudo os jovens, de que poupar para o futuro contando com os mecanismos de previdência complementar é uma decisão do presente.

Demonstramos nossa capacidade de superar obstáculos e de manter nossos compromissos, informando nossas estratégias com transparência. Em 2017, vamos intensificar nossas ações de comunicação e educação financeira, ampliar nossas interfaces de #relacionamento e desenvolver ainda mais nossa cultura de atendimento. Estaremos atentos à perspectiva de queda das taxas de juros oficiais, benéfica para o país, e que nos impõe desafios quanto à rentabilidade e para a busca das melhores opções de investimentos. Com experiência e conhecimento para tomar atitudes corretas no momento adequado, sabemos que podemos construir um futuro melhor em parceria com nossos Participantes.

Paula Bragança França Mansur – Presidente (*)

(*) Paula Mansur assumiu a presidência da Visão Prev em 04 de abril de 2016.


rodape